domingo, 16 de agosto de 2009

Tubarão Lua

Mola-molaEmergulhadores.jpgNome científico: Mola mola.

Nome comum: Peixe-lua.

Distribuição: Oceanos Pacífico e Atlântico.

O peixe-lua pode chegar a medir 3 metros de comprimento e pesar mais de 2300kg! Este é o maior peixe ósseo conhecido. É também o único que se alimenta quase exclusivamente de medusas, podendo no entanto se alimentar também de zooplâncton e de pequenos peixes. Este peixe invulgar tem um cérebro minúsculo (um exemplar de 200kg tem um cérebro do tamanho de uma noz), assim como uma cauda ridiculamente pequena, uma vez que esta não cresce com o mesmo ritmo que o corpo.

O peixe-lua não apresenta um corpo fusiforme, como geralmente acontece com os peixes, mas sim um corpo oval e rugoso, parecido com o de uma tartaruga de barriga para cima.
Embora não seja aparentado, o peixe-lua, é muitas vezes confundido com tubarões pois quando nada à superfície a sua barbatana dorsal fica exposta.
O peixe-lua pode chegar a viver mais de 10 anos.
A fêmea pode produzir mais de 300 milhões de ovos, cada um com 2 ou 3 milímetros de diâmetro.

Mola1.jpgO peixe-lua consegue saltar para fora de água, técnica que usa muitas vezes para se libertar de parasitas (que tem sempre em abundância) e para fugir dos predadores (leões-marinhos, golfinhos e orcas).

Espero que tenham gostado deste peixe fora do comum. Já agora: quem o quiser ver melhor, pode sempre ir ao Oceanário de Lisboa.

P.S: A última imagem é de um peixe-lua visto de frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário