domingo, 16 de agosto de 2009

Baleia Piloto

Nome científico: Globicephala melas

Comprimento: 3,8 – 6 m (adulto); 1,8 – 2 m (recém-nascido)
Peso: 1,8 – 3,5 toneladas (adulto)

Descrição: A Baleia-piloto possui uma característica testa bulbosa, que varia dependendo da idade e do sexo. O corpo é essencialmente negro apresentando manchas dorsais cinzentas ou brancas e uma mancha branca-acinzentada em forma de W ao nível da garganta que se estende até à região anal. As barbatanas peitorais são bastante longas apresentando um cotovelo (mais acentuado com o aumento da idade).

Apesar de se considerar uma espécie única, reconhecem-se duas populações distintas: uma no hemisfério sul e outra no hemisfério norte (Atlântico Norte), preferindo ambas águas profundas. Algumas vivem permanentemente ao largo ou junto à costa, enquanto outras efectuam migrações da costa para o largo, consoante a abundância de lulas (presa preferencial).

Os grupos podem chegar às centenas mas normalmente possuem menos de 50 indivíduos. São muito sociáveis, podendo ser observados, frequentemente, na companhia de roazes. Por vezes os grupos inteiros permanecem imóveis à superfície, deixando que as embarcações se aproximem bastante. São frequentes os batimentos caudais e saltos quase verticais (estes últimos efectuados geralmente por jovens).
Conseguem mergulhar até cerca de 600 m, mas a maioria dos mergulhos atinge 30-60 m. O seu sopro pode atingir 1 m de altura, podendo ser ouvido, se as condições climatéricas o permitirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário