domingo, 16 de agosto de 2009

Raia

raiaDESCRIÇÃO

A raia é um peixe bentónico que habita fundos arenosos. O mar remansoso de Inverno, quando já a mudança do Equinócio se prolonga, provoca o surgimento perto da costa de algumas espécies comuns de raias que geralmente a maior parte do ano se refugiam em águas mais profundas e que não estão ao alcance de um pescador de costa.

DISTRIBUIÇÃO

O mar remansoso de Inverno, quando já a mudança do Equinócio se prolonga, provoca o surgimento perto da costa de algumas espécies comuns de raias que geralmente a maior parte do ano se refugiam em águas mais profundas e que não estão ao alcance de um pescador de costa.

ALIMENTAÇÃO

Crustáceos, pequenos peixes, lulas etc.

REPRODUÇÃO

Durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro começa a dança nupcial de enormes cardumes que se juntam em zonas dunares onde existam praias abertas com poços fundos O seu acasalamento e eclosão dos ovos pode variar de espécie para espécie, mas podemos afirmar que é durante os meses de Dezembro até Maio e durante a primavera, que as “bolsas de sereia”, designação dada aos ovos das raias eclodem. Estas bolsas são cápsulas oblongas com os chifres apontados duros nos cantos e depositados em planos arenosos ou enlameados. Cerca de 80/154 ovos são colocados por um indivíduo num ano.

PESCA

A pesca ao fundo é a mais adaptável para esta espécie. Iscos, de preferência frescos, imaculadamente frescos. A maior parte das raias são capturadas com peixe fresco. A cavala é particularmente eficaz. Grandes tiras de lula e choco também são eficazes. O isco de eleição é a pequena lula de bico.

Sem comentários:

Enviar um comentário